Dia Mundial de Aves Migratórias

Em  2020, o Dia Mundial das Aves Migratórias assinala-se a 9 de maio e 10 de outubro, coincidindo, simbolicamente, com a parte final da migração da Primavera e a fase de nidificação.

A comemoração desta data tem por objetivo de sensibilizar governos, organizações de conservação da natureza, cientistas e sociedade em geral para a necessidade de zelar pela sobrevivência destas aves e proteção do seu habitat.

“Os pássaros conectam nosso mundo” é o lema da campanha liderada pelas Nações Unidas que tem por objetivo aumentar a consciencialização sobre aves migratórias e a importância da cooperação internacional para sua conservação. Agora que a população mundial está limitada nos seus movimentos devido ao coronavírus, o slogan da campanha “Aves conectam nosso mundo” tem ainda uma maior relevância.
A verdade é que as aves migratórias podem ser encontradas em todos os lugares: nas cidades e no campo, nos parques e em nossos pátios, em florestas e montanhas, em desertos e pântanos, nas costas, enfim em todo o lado. Mas também é verdade que as aves migratórias estão ameaçadas pela perda de seu habitat, lembra Amy Fraenkel, secretária executiva da Convenção de Espécies Migratórias, mencionando os fatores que têm colocado em causa a vida destas aves: mudanças climáticas, envenenamento, cabos de eletricidade e caça ilegal. Segundo Amy Fraenkel “devemos intensificar as nossas ações em todo o mundo para melhor proteger as aves migratórias e seus habitats de que precisam para sobreviver e prosperar”. O slogan também destaca a importância de preservar e restaurar a conectividade e integridade ecológica de ecossistemas que suportam ciclos naturais essenciais para a sobrevivência e bem-estar das aves migratórias. Como há evidências claras de que a destruição da natureza pode facilitar alguns tipos de doenças infeciosas que o mundo está enfrentando agora, são necessárias medidas mais urgentes para melhor proteger e apoiar a vida selvagem e seus habitats. Como as aves migratórias dependem de uma rede de locais que atravessam fronteiras nacionais ao longo de suas rotas de migração para reproduzir, alimentar, descansar e no inverno, a ação internacional é essencial para protegê-los.
Espera-se que governos e as organizações internacionais desenvolvem um trabalho de proteção às aves migratórias, nomeadamente que muitas organizações promovam programas educacionais em escolas, parques, zoológicos, florestas, refúgios de vida selvagem, pântanos, museus e bibliotecas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)