Dicas para regressar à rotina

Agora que as férias terminaram e temos todos de voltar a rotina, é importante preparar o regresso ao escritório e à escola. Também é fundamental preparar os nossos amigos de quatros patas a esta transição por forma a que continuem felizes e saudáveis.

Regressar à rotina custa a todos, um processo que deve ser feito com muita calma e deve ser preparado em família. Se para os humanos voltar ao trabalho é difícil, também para os animais de estimação é um processo que deve ser feito sem pressa e com muita tranquilidade. Durante o período de férias o animal de estimação está habituado a estar sempre com os donos, de fazer passeios ao ar livre e muitas brincadeiras. Ora com o regresso à normalidade, o número de horas é reduzido o que pode provocar tristeza no amigo de quatro patas, que agora vai passar muito mais tempo sozinho em casa.
Deixamos algumas dicas que podem ajudar a regressar à rotina:

Regressar com calma

Mesmo de férias e já nos últimos dias de férias, o dono deve de forma faseada sair de casa em alguns dias por semana à mesma hora para ir habituando o animal de estimação à ideia de ausência. Assim o nosso amigo não vai sentir uma mudança brusca, o que vai promover no animal segurança e tranquilidade.

Voltar a criar hábitos

Tal como os humanos, os animais de estimação são criaturas de hábitos. Aliás, a rotina de saídas pela manhã ou ao final do dia são muito importantes na vida dos nossos amigos sobretudo ao nível das necessidades. Por isso, estas rotinas devem ser recuperadas de acordo com o nosso horário de trabalho. E deixamos outra dica, quando sairmos de casa devemos dar muita atenção ao nosso animal de estimação mas deve-se evitar o contato visual na hora de fechar a porta.

Promover atividades

Agora que os nossos animais vão passar mais tempo dentro de casa, é importante pensar em atividades que os deixem entretidos. Obviamente também é benéfico promover atividade que possam exercitar o corpo mas também o cérebro. A inatividade não faz bem aos humanos nem aos animais, por isso os donos devem apostar em brinquedos que mantenham os nossos pets entretidos enquanto estamos fora de casa.

Falar com um especialista   

Se durante o regresso à normalidade, percebermos que o nosso animal de estimação não está a adaptar-se porque está triste ou ladra com frequência ou está muito ansioso, o melhor mesmo é consultar o médico veterinário ou um treinador, ambos podem apresentar recomendações para ajudar a resolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)