A osteoartrite é uma doença osteoarticular degenerativa e incurável

A osteoartrite canina é uma patologia bastante comum em cães mais velhos, falamos de uma doença osteoarticular degenerativa e incurável, que provoca dor e reduz a qualidade de vida dos nossos patudos. Esta patologia está muitas vezes subdiagnosticada, por essa razão é fundamental estar atenta a possíveis alterações na conformação das articulações, uma situação que pode a afetar cães em idades mais jovens. Apesar de não ter cura, esta patologia pode ser controlada, razão pela qual é fundamental realizar rastreios aos animais de estimação para indicar os tratamentos que permitem diminuir as dores e a inflamação, além da adequação do ambiente do paciente. É fundamental implementar medidas que garantam conforto e qualidade de vida ao pet apesar da patologia. Aos primeiros sinais, por exemplo quando o cão começa a mostrar dificuldades em levantar ou começam a mancar mesmo sem lesões visíveis,  os donos devem consultar o médico veterinário para diagnóstico e tratamento.

A osteoartrite acontece quando há um desgaste (degeneração) dos tecidos que compõem a articulação, resultando em dor e dificuldade de movimentação e locomoção. As articulações são estruturas que conectam dois ou mais ossos do corpo e são compostas de forma simplificada por um tecido mais macio chamado de cartilagem, e por um líquido responsável pela lubrificação do local, que facilita a movimentação.

A realidade indica que, na maioria das vezes, os donos têm dificuldade em reconhecer os sintomas, desvalorizando os sinais de osteoartrite canina, assumindo que se trata de um quadro normal associado ao envelhecimento do cão.

Para além de tratamentos que podem aliviar a dor da doença, existem algumas medidas que podem ser adotadas no sentido de melhorar e adequar o ambiente do animal, como evitar pisos escorregadios ou utilizar tapetes antiderrapantes nos locais onde o cão passa mais tempo. Importante controlar o peso, sobretudo em animais obesos uma vez que os cães com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver problemas ortopédicos, inclusive osteoartrites.

 

Sintomas da osteoartrite canina:

  • dificuldade em levantar-se
  • dificuldade em andar, começando a mancar
  • inchaço nas articulações
  • diminuição de atividades físicas
  • mudança de comportamento
  • apresenta alguma agressividade devido às dores

É importante estar atento aos sintomas e consulte o médico veterinário para fazer um diagnóstico e indicar o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)