Primeiro Santuário para elefantes “reformados” nasce em França
Um casal belga criou numa quinta em pleno centro de França um lar destinado a elefantes (paquidermes) provenientes de jardins zoológicos ou circos. Este “lar de idosos” é um espaço inédito na Europa e já tem o primeiro “pensionista” – Gandhi, um elefante asiático de 52 anos.
A quinta chama-se Elephant Haven e um dos seus cofundadores, Tony Verhulst, garante que é o primeiro e único santuário para elefantes na Europa, explicando que esta quinta foi criada porque “uma das razões é porque às vezes, nos jardins zoológicos, os elefantes velhos começam a lutar e é difícil encontrar um sitío para um elefante velho. E também há muitos países que proibiram animais nos circos, mas a questão depois é onde pôr esses elefantes” .
Este santuário foi criado numa propriedade com 29 hectares de terreno em pleno coração do parque natural francês do Périgord-Limousin. A criação desta quinta obrigou a uma adaptação do local para poder receber os enormes pensionistas, um investimento de cerca de um milhão de euros. Um investimento que foi assegurado pelo casal e por várias ONGs de proteção dos animais.
créditos da foto: © AFP