As fases do cio nas cadelas

O cio das cadelas é um assunto que causa, na maioria das vezes, stress aos donos pois caso não hajam cuidados, a família poderá aumentar. Fechar as cadelas em casa para evitar os “ataques# do sexo masculino resulta temporariamente mas quem fica em stress é a cadela que fica confinada em casa. Assim, vamos deixar informação importante que pode ajudar neste processo complexo.

Antes de mais importa explicar que o cio representa a fase fértil do ciclo sexual das cadelas, ou seja à semelhança das mulheres, o corpo do animal também muda e liberta hormonas o que interefer no seu comportamento. Este processo acontece em qualquer cadela que na verdade atinge a maturidade sexual. De qualquer forma é preciso estarmos atentos porque o inicio do cio difere de animal para animal, por essa razão o dono tem de ir acompanhando a cadela e falar com o veterinário para perceber os primeiros sinais do cio.  Ou seja, as cadelas mais pequenas podem ter o cio pela primeira vez por volta dos seis meses enquanto que as cadelas de raças grandes podem chegar a esta fase a partir dos dois anos de idade. Há ainda outra questão importante – os intervalos dos cio também são variáveis de acordo com a maturidade sexual e o tamanho das cadelas, quer isto dizer que as cadelas de pequeno porte podem ter cios a cada quatro meses, sendo que as de maior porte podem ter uma vez por ano.

As fases do cio

Como referimos anteriormente, o intervalo e a duração do cio depende de cadela para cadela, de qualquer forma o cio está dividido em 4 fases. São elas:

  1. Proestro – esta primeira fase do cio pode ser detetável devido às alterações físicas e comportamentais da cadela. A vulva incha e segrega corrimento vaginal sanguíneo. Por norma, esta fase tem a duração em média de nove dias mas, este período pode durar entre os três e os 17 dias. A quantidade de secreção sanguínea também varia de animal para animal, em que algumas cadelas o corrimento mal se nota, em outras o sangramento é visível em toda a casa. Nesta fase, obviamente que há um grande interesse por parte do sexo oposto que “devido ao cheiro” libertado pelas cadelas, os cães não as largam. Nesta fase hormonal, as cadelas ficam muito irritadas e hostis perante os avanços dos cães e como resposta ladram, fogem e por vezes chegam mesmo a mostrar os dentes quando os machos não “largam” a cadela.
  2. Estro – a segunda fase do cio em que a cadela mostra-se mais recetiva e interessada nos avanços dos machos. Uma fase claramente perigosa pois a cadela está fértil e disponível para acasalar. Se um cão se aproximar durante esta fase, a cadela para e roda a cauda para o lado. A fase do estro também conhecida pela “fase do calor” pode durar cerca de nove dias, e durante este período podem acontecer várias ovulações. A vulva incha um pouco, o corrimento vaginal torna-se aguado e, por vezes, viscoso. Se a cadela acasalar nestes dias, a probabilidade de fecundação é bastante elevada.
  3. Diestro – a terceira fase do cio em que os sintomas como a vulva inchada e o corrimento aguado começam a desaparecer gradualmente. Internamente, as hormonas provocam todo o tipo de alterações no corpo da cadela. Independentemente de a fertilização ter acontecido ou não, o corpo lúteo produz a hormona progesterona, que promove a implantação e o crescimento do embrião no útero. Apenas passadas nove a doze semanas é que o corpo lúteo, formado nos ovários depois da ovulação, se decompõe. A consequente queda dos níveis de progesterona estimula a hormona prolactina. A libertação da prolactina estimula a produção de leite, o que em algumas cadelas conduz a uma gravidez psicológica.
  4. Anestro é a quarta e última fase do cio em que as hormonas sexuais voltam à normalidade. A progesterona mantém-se no mesmo nível e o nível de estrogénio apresenta ligeiras flutuações. Esta fase  designada de repouso pode durar várias semanas a meses e termina com o início do próximo cio. Durante este período, a cadela não mostra sinais de cio e não está fértil.

Determinar o primeiro cio nas cadelas nem sempre é fácil pois pode ser um cio silencioso cujos sinais externos podem não ser visíveis. É importante por isso falar com o médico veterinário que devido à sua experiência profissional consegue identificar os sinais do cio das cadelas de acordo com a raça e o tamanho. Muitos donos optam por esterilizar a cadela que não pode ter cachorros mas continua a passar pelas alterações hormonais do ciclo, a castração previne totalmente o cio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)