Furão: um ótimo animal de estimação
Irresistíveis, brincalhões e muito curiosos… Estamos a falar dos furões domésticos! Com uma estrutura comprida de pelo sedoso, os furões são cada vez mais os animais escolhidos para ter em casa aumento assim a lista de animais de estimação. Caso esteja a pensar em alargar a família, queremos que conheça alguns aspetos que deve ter em consideração antes de adotar um furão, nomeadamente as suas necessidades, rotinas e hábitos comportamentais. Em Portugal são cada vez mais as famílias que optam por este tipo de animal, estando registados quase 2 mil furões em Portugal, um número que continua a aumentar todos os anos.
Ao pensar em adquirir um furão doméstico, muita gente acredita que estes pets são como os roedores e, assim, os cuidados também devem ser semelhantes. A melhor comparação seria com os gatos, visto que os furões são carnívoros e com instintos caçadores, e não presas, como os roedores. Desde já importa dizer que o furão doméstico é um pet importado, o que implica a aquisição de documentos para que possa ser adotado como animal de estimação. Um processo que leva o seu tempo e tem custos associados, recomendamos por isso que pesquise informação sobre os documentos que são necessários para ter um furão no seio familiar. Ultrapassa a questão burocrática, avançamos para a vacinação destes animais sendo fundamental ter a vacinação em dia e assegurar que todos os cuidados diários são cumpridos. Neste último ponto aconselhamos uma conversa prévia com o médico veterinário antes de avançar para a adoção.
Se o que pretende é um pet afetuoso, então os furões ocupam os lugares cimeiros, uma vez que estes animais adoram receber carinho e brincar com o seu dono. Como tal, é recomendado retirá-los da gaiola e dedicar pelo menos uma hora do dia para entreter o seu amigo desde pequeno, para criar uma rotina saudável. Os testemunhos de donos indicam que os furões são o somatório entre cão e gato com a diferença que o furão não necessita de ir à rua para fazer as necessidades mas, lembre-se não deixe nenhuma janela aberta. Depois deverá preparar a vinda deste novo elemento e pensar nos melhores brinquedos e atividades mais apropriadas com o objetivo de incentivar o seu raciocínio, atividade física e até o desgaste da sua energia, sim, porque estes animais têm energia para dar e gastar. A falta de exercícios físicos pode trazer consequências graves para a saúde do furão. Outro aspeto importante é que estes animais exigem uma atenção redobrada, isto é, quando retirar o furão da gaiola não deve ter muita atenção porque, os furões são muito curiosos e adoram entrar em locais apertados e, muitas vezes, perigosos. Pequenos, peludos e amorosos – quem não fica com vontade de ter um furão na família.