Lagarta do Pinheiro: Perigo para animais e humanos

A famosa lagarta do pinheiro, que segundo o seu nome científico Thaumetopoea pityocampa, é também conhecida como processionária. Trata-se de um inseto desfolhador de cedros e pinheiros. Nos últimos tempos tem-se verificado uma maior intensidade desta praga, causado pelas alterações climáticas, torna-se cada vez mais frequente as intoxicações de animais pela lagarta do pinheiro.

Como o próprio nome indica, esta praga encontra-se presente em áreas que possuam pinheiros. Como tal, se suspeitar que algum animal de estimação possa ter tido contacto com este insecto,deve entrar em contato imediato com uma urgência médica.

Conhece os perigos da lagarta do pinheiro?

Além do fato de destruir árvores, esta praga pode ainda provocar graves problemas de saúde dos animais e nos humanos, devido à reação alérgica causada pelo contato com os seus pêlos urticantes que cobrem todo o seu corpo. Após o contato do animal com este inseto, é causada uma inflamação na zona da boca, pelo que em casos mais específicos pode levar à perda de parte da língua e dos lábios, ou até mesmo na morte do animal por asfixia.

No que diz respeito aos cães e outros animais, o contacto com este inseto pode ser fatal. É comum os cães entrarem em contacto com a lagarta do pinheiro quando farejam o chão e dão de caras com uma ou com um ninho abandonado. Nos animais de companhia os sintomas são muito semelhantes aos humanos. Caso o seu cão tenha entrado em contacto com os pelos deste inseto, deve de imediato contatar com o médico veterinário a relatar a situação explicando os possíveis sintomas do seu cão. Isto porque os cães também podem entrar em choque anafilático. Além disso, é possível que as zonas afetadas entrem em necrose. Os sintomas e a sua intensidade variam de cão para cão.

Conheça alguns dos sintomas

Os sintomas comuns que foram observados após o contacto com a lagarta do pinheiro nos cães, incluem:

  • Inflamação da boca, língua e lábios;
  • Inflamação das pálpebras e úlceras na córnea;
  • Inflamação da cavidade nasal.

 

A ocorrência alérgica à lagarta do pinheiro é causada após um contacto com os pelos urticantes presentes no seu corpo. Estes pelos contêm substâncias capazes de causar reações alérgicas pelo que, em casos extremos, podem levar à morte por asfixia (anafilaxia).

Atualmente não existe nenhum medicamento para combater a intoxicação causada pela lagarta do pinheiro. Contudo, segue algumas dicas que deve ter em conta, dando especial cuidado entre o outono e a primavera, pois é neste período que estes insetos estão mais presentes. É importante estar atento às zonas onde normalmente passeia o seu animal de estimação. No caso de ter pinheiros ou cedros na sua área de residência, aconselhamos a aplicação de iscos e a destruição dos ninhos desta praga de forma a evitar a sua reprodução, além de que poderá aplicar inseticida para lagarta do pinheiro.

No caso de suspeitar que o seu animal tenha estado em contacto com este inseto, numa primeira abordagem, deverá lavar abundantemente a zona que esteve em contato como forma de eliminar os pelos que ainda não tenham penetrado na pele.

Nestas situações é importante manter a calma, evitar que o cão lamba as patas e/ou o pelo. Deve também lavar de imediato o seu cão para reduzir a possível comichão. E contate com o médico veterinário que o irá aconselhar sobre esta situação cujo perigo é real.

Se necessário, ligue 112 ou pode também contactar o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)