Como faz a limpeza das orelhas do seu Cão e Gato?
A higiene do pet é um dos fatores que nunca devemos descurar, principalmente quando essa implica a sua saúde e bem-estar. Como tal queremos saber, como faz com a rotina de limpeza das orelhas do seu amigo de quatro patas?
Os ouvidos dos nossos patudos são zona de extrema sensibilidade à àgua, sendo que a presença de humidade nas cavidades da orelha pode originar numa proliferação de fungos ou bactérias e levar ao surgimento de doenças, como a otite. Como tal, sugerimos que deva haver uma rotina de limpeza uma vez por semana e evitar o contato direto com o chuveiro aquando a rotina dos banho de forma a evitar correr o risco que as orelhas se molhem.
Hoje vamos falar de alguns passos que pode inserir na rotina da limpeza e que permitem evitar riscos desnecessários que comprometam a saúde auditiva do seu patudo.
Mas afinal o que precisa ser observado antes de começar a limpeza?
A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do pet. Nunca force nenhum objeto para o interior do conduto auditivo para limpar, mesmo sendo de algodão, pois o risco de perfurar o tímpano é grande. Se quiser uma limpeza mais profunda, opte por recorrer a uma ajuda veterenária.
Um dos fatores que devemos ter em conta é observar se o patudo tem o hábito de coçar as orelhas ou abanar a cabeça consecutivamente. Este poderá ser um indício de desconforto na zona auditiva, que poderá ser provocado pela presença de humidade ou sujidade acumulada. Outro sinal importante, o mau cheiro vindo da orelha do pet é sinónimo de que há alguma infecção. Se verifica este último sintoma, o ideal é recorrer a um veterenário o quanto antes.
Qualquer problema que houver no ouvido que saia da normalidade não pode ser desviado da atenção, visto que pode trazer consequências como a perda da audição ou até mesmo problemas neurológicos.
Como deve proceder à limpeza das orelhas do seu patudo?
1.Observar possíveis sintomas associados a infeções
Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se o patudo apresentar um dos indicativos anteriormente indicados, deverá levar o animal ao veterinário.
2. Deixar o patudo numa posição confortável
Para começar a limpeza, coloque o cão deitado de maneira confortável no colo para poder visualizar o canal auditivo. No caso do patudo ser de grande porte, tente colocá-lo numa superficie que garanta o seu conforto e a visibilidade do dono para dentro do canal auditivo.
3. Coloque o produto na extensão interna da orelha
Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos do polegar e indicador, massageando por fora.
4. Limpar com uma compressa
Retirar toda a sujidade com o auxílio de uma compressa, evitando fazer força excessiva no canal auditivo. O ideal será trocar a compressa até que ela saia totalmente limpa. Conforme a necessidade, deve colocar o líquido na superficie da compressa e começar pelas extremidades da orelha para remover as sujidades externas mais difíceis.
5. Compensar seu patudo pelo bom comportamento
Afinal, nunca é demais recompensar o nosso melhor melhor amigo, não é? Sempre que ele se comportar bem, principalmente nesses momentos mais anciosos, ofereça o que eles tanto gostam!
Limpar ouvido de patudo com uma rotina faz parte dos cuidados de higiene com pet. E em caso de qualquer questão, não hesite em contatar a opinião do seu veterenário.