Aves de Estimação: Cuidados a ter
Quando falamos de aves como um animal de estimação, o assunto pode causar algumas questões. Acreditamos que ter uma ave de estimação pode ser uma experiência bastante diferente e engraçada no que toca ao assunto de interação entre animal e humano, especialmente se estivermos a falar em aves com uma maior capacidade cognitiva, em que a interação com o humano pode originar episódios bastante divertidos.
Algumas espécies como as araras, catatuas ou até mesmo as calopsitas, podem desenvolver capacidades como o desenvolvimento de vocabulário, bem como aprender diversos truques. Atualmente existem várias espécies de aves permitidas para estimação, aves essas que podem atingir um nível médio de vida entre os 60 e 75 anos de vida, como é o caso dos papagaios e das araras, respetivamente.
Como em todos os animais, há cuidados que devemos tomar e questões que devemos ponderar quando temos um animal, mais precisamente, uma ave de estimação. Se este é o seu caso e tem ao seu encargo um animal desta espécie, confira connosco os seguintes aspetos:
1. Alojamento
Dentro do fator alojamento, há várias condicionantes a ter em conta, nomeadamente, o tamanho da gaiola que tenha um tamanho proporcional ao tamanho da ave, desde que seja o maior possível para proporcionar um melhor bem-estar possível. Outro fator importante é a qualidade do material, estes não devem ser tóxicos e permitir uma lavagem fácil e que sejam de boa resistência. De forma a facilidtar o acesso da ave às diferentes partes da gaiola, sugerismo também que os poleiros sejam de madeira e dispostos em diferentes patamares, quer pela zona de alimentação, água, ou até mesmo pela zona de entretenimento da ave, promovendo assim a sua atividade cognitiva. Deve ainda proporcionar acesso directo à luz solar e com ventilação adequada com áreas de protecção contra correntes de ar, chuva e Sol.
2. Alimentação
Nota, o alimento e a água devem ser fornecidos em tigelas sempre limpas.