Aves de Estimação: Cuidados a ter

Quando falamos de aves como um animal de estimação, o assunto pode causar algumas questões. Acreditamos que ter uma ave de estimação pode ser uma experiência bastante diferente e engraçada no que toca ao assunto de interação entre animal e humano, especialmente se estivermos a falar em aves com uma maior capacidade cognitiva, em que a interação com o humano pode originar episódios bastante divertidos.

Algumas espécies como as araras, catatuas ou até mesmo as calopsitas, podem desenvolver capacidades como o desenvolvimento de vocabulário, bem como aprender diversos truques. Atualmente existem várias espécies de aves permitidas para estimação, aves essas que podem atingir um nível médio de vida entre os 60 e 75 anos de vida, como é o caso dos papagaios e das araras, respetivamente.

Como em todos os animais, há cuidados que devemos tomar e questões que devemos ponderar quando temos um animal, mais precisamente, uma ave de estimação. Se este é o seu caso e tem ao seu encargo um animal desta espécie, confira connosco os seguintes aspetos:

1. Alojamento

Dentro do fator alojamento, há várias condicionantes a ter em conta, nomeadamente, o tamanho da gaiola que tenha um tamanho proporcional ao tamanho da ave, desde que seja o maior possível para proporcionar um melhor bem-estar possível. Outro fator importante é a qualidade do material, estes não devem ser tóxicos e permitir uma lavagem fácil e que sejam de boa resistência. De forma a facilidtar o acesso da ave às diferentes partes da gaiola, sugerismo também que os poleiros sejam de madeira e dispostos em diferentes patamares, quer pela zona de alimentação, água, ou até mesmo pela zona de entretenimento da ave, promovendo assim a sua atividade cognitiva. Deve ainda proporcionar acesso directo à luz solar e com ventilação adequada com áreas de protecção contra correntes de ar, chuva e Sol.

2. Alimentação

Actualmente, já existem no mercado rações próprias para aves que constituem uma dieta mais equilibrada e correcta que as habituais misturas de sementes.
Para além disto, a alimentação da ave pode  e deve ser suplementada com algumas frutas e legumes dependendo da espécie.
Ter em atenção que alguns alimentos são extremamente tóxicos para a maioria das aves como por exemplo abacate, leite e doces, principalmente chocolate.

Nota, o alimento e a água devem ser fornecidos em tigelas sempre limpas.

3. Outros cuidados

Relativamente aos briquedos, consideramos um fator importante visto que devemos sempre promover a estimal Devido à sua inteligência, as aves carecem de muita companhia e os brinquedos ajudam a que estejam mais activas e entretidas. Relativamente à sua higiene, os banhos são considerados uma boa fonte par gastar a sua energia, pelo que é imprescindivel para que possam para limpar as penas, a pele e melhorar o seu bem-estar. A sua rotina de sono tem tendência a ter um horário regulado, pelo que 10h de sono é o essencial para o bem-estar da ave, sendo recomendado a posição da gaiola longe de luz neste perído.
Ainda assim, recomendamos sempre a opinião de um médico veterenário para que possa adequar qualquer necessidade específica que a sua ave de estimação possa vir a precisar. Cada espécie tem as suas particularidades, como tal não descure da opinião de um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)