O seu cão come ervas?
Um hábito comum entre patudos é mordiscar erva, mas este ato pode ter diversas causas. Mas já parou para pensar no verdadeiro motivo para os patudos terem esta necessidade? Podem ser inúmeros os fatores, desde a carência por nutrientes, náuseas ou até mesmo pelo fator de querer ser o elemento dominante, que levam o patudo querer comer erva. Algumas das possíveis causas podem ser:
Nutrientes
Segundo especialistas, as causas podem ser variadas, pelo que um dos fatores pode estar associado à carência de nutrientes e fibra, no caso da sua dieta não ser completa o suficente para fazer face às necessidades do patudo.
Ter sede
Outro fator associado pode ser a falta de líquidos, visto que a relva tem uma grande quantidade de água armazenada e desta forma, irá ajudá-lo a restabelecer os seus níveis de hidratação. Portanto, assegure-se de que o animal pode beber água sempre que queira, tendo sempre ao seu dispôr água limpa e fresca.
Problemas de ingestão
No caso do patudo ter ingerido um objeto estranho, é normal os cães reagirem por instinto, tendo como defesa a ingestão de ervas. Pelo que, a sua ingestão irá ajudar o objeto a ser transportado evitando grandes lesões internas.
Aborrecimento
Se o seu patudo tem acesso a um espaço verde em casa, pode acontecer que surjam alguns vestígios de buracos ou zonas de menos relva, isto porque o seu patudo pode ter episódios mais aborrecidos, sendo este também um fator pelo qual comem erva, como forma de entertenimento.
Stress
Outro fator interessante pelo qual os patudos ingerem erva deve-se ao stress. Isto acontece porque durante o processo de mordiscar a relva, permite a libertação de endorfinas, conhecida pela hormona da felicidade. Por um lado, também absorve o açúcar que se encontra nas ervas e restabelece o níveis de açúcar no sangue.
Quais os perigos do patudo comer relva?
Nem todos os locais são sgundos para o patudo comer relva. Podemos falar de alguns perigos associados e que os donos deve ter em atenção quando os patudos estão a comer relva. Falamos de situações específicas que podem ser um perigo para o patudo, pelo que deve ter em conta nas seguintes situações:
Envenenamento
Esta situação pode tanto ter origem natural como pela ação humana. Algumas plantas possuem elementos tóxicos que são prejudiciais para a saúde do seu patudo, pelo que deve ter extremo cuidado. Os primeiros sinais de envenenamento nos cães são salivação intensa e vómitos. Quando pela ação humana, há muitos agricultores usam fertilizantes, herbicidas ou pesticidas nos seus campos (campos de milho, por exemplo) e pastagens para uso comercial. Se o patudo ingerir alguma parte destas plantas, corre sérios riscos de envenenamento.
Bloqueio intestinal
É importante relembrar que a ingestão de ervas pode ter um papel importante no funcionamento intestinal do patudo, pelo que não tem de ser preocupante a ingestão moderada de relva.
Contudo, é importante ficar atento se verificar que se trata de tufos de relva, como se fosse sofreguidão e os engolir em pouco segundos. Neste caso, podemos estar perante um episódio de excesso de ingestão de ervas e que pode trazer repercussões para o seu estômago, sendo que no pior dos cenários, poderá originar uma obstrução intestinal (íleo).