Madrid é um destino Petfriendly
Viajar e poder levar o seu pet, parece um cenário complicado e cheio de obstáculos? Madrid é uma cidade cosmopolita e petfriendly? Onde quer que vá, é muito comum o seu amigo que quatro patas ser bem-vindo e ainda ser recebido com uma tijela de água fresca, para que possa desfrutar de uns dias de férias na melhor companhia.
Curioso para conhecer esta cidade ao lado do patudo aí de casa? Conheça então algumas das sugestões, sítios que pode visitar com o patudo e que normas deve ter em conta enquanto conhece a cidade petfriendly.
O que precisa de saber antes de viajar?
Ao viajar com o patudo há aspetos que deve ter em conta, nomeadamente, o patudo tem de ter mais de três meses de idade para poder viajar para Espanha, pelo fato de não ser administrada a vacina anti-rábica. De uma forma geral, o patudo deverá estar devidamente identificado e possuir obrigatóriamente microchip, além de que tem de ter um passaporte de vacinação atualizado. NO caso de se tratar da primeira inoculação, o animal não poderá deslocar-se durante 21 dias a contar da data de administração da vacina.
Para usar transportes públicos
Andar em transportes públicos em Madrid com o patudo é mais fácil do que imagina. Os autocarros são um dos transportes que permitem aos passageiros levar os seus animais, sempre que estes sejam transportados numa mala de transporte adequada, e não representem um perigo ou um incómodo para os outros passageiros.
No caso dos comboios, os patudos que não sejam transportados em jaulas devem levar um açaime e uma trela não extensível, com um comprimento até 1,5 metros. Estas são uma das regras para que o seu patudo possa viajar nos transportes públicos, além de que apenas é admitido um animal por pessoa.
No metro de Madrid também é fácil viajar com o nosso patudo, dentro do período estabelecido: durante todo o serviço, exceto das 7:30 às 9:30 horas, e das 14:00 às 16:00 horas e das 18:00 às 20:00 horas. O acesso é livre durante os meses de julho e agosto, nos dias feriados e durante os fins de semana. Os patudos devem levar um açaime, a trela não pode exceder os 50 centímetros.
No caso de usar táxi para se transportar dentro da cidade, existem algumas oções de taxis que permitem a presença de cães, sempre que sejam transportados numa jaula apropriada e se avise previamente o condutor. Contudo, cada vez mais tem surgido opções de taxis especializados ao transporte dos nossos patudos, como eTaxi ou Mascotaxi.
Na via pública
Como em todo lado, a segurança do patudo deve ser sempre mantida, como tal, o uso de trela é um fator obrigatório. Há espaços específicos na cidade, nomeadamente, o parque de El Retiro e a Casa de Campo, que tem como regra o uso de trela e açaime e a recolha obrigatória das suas necessidades. Mas isso já é um fator básico em qualquer lado.
Em alguns jardins e parques, durante um determinado horário do dia, o patudo pode andar solto, mas sempre tendo em conta que em zonas de parques infantis ou zonas de passagem por pessoas idosas, o patudo deve estar perante o uso de trela. É importante haver uma atenção dos donos perante possíveis cenários que possam ocorrer, de forma aevitar incidentes.
Temos o exemplo do parque El Retiro ou o Juan Carlos I que dispõem de zonas próprias para os patudos, onde podem brincar entre si e com zonas de obstáculos. Os parques são uma boa opção para quem gosta de passar uma boa tarde na companhia do patudo.
Espaços comerciais
Falamos de uma cidade que dispõem de diversos espaços comerciais e esplanadas, sendo que grande parte delas o patudo é sempre bem-vindo. Dentro dos espaços comerciais, cada local tem o poder de decisão perante a entrada do patudo, logo terá essa indicação à entrada do espaço. Contudo, é cada vez mais usual os espaços comerciais com uma política dog friendly, não colocando quaiquer obstáculos à entrada dos donos com os seus patudos. Desta forma, aconselhamos sempre antes de aceder a um local ou a um centro comercial, procure saber o que estabelece a sua própria normativa.