Chip de identificação é obrigatório para animais de companhia
A identificação dos animais de companhia é fundamental e caso o animal não esteja identificado, pode haver multas de acordo com o que está estipulado em lei. Anualmente são verificados inúmeros casos de animais que não estão devidamente identificados.
A importância e insistência das autoridades relativamente aos chips de identificação para os animais de companhia tem-se tornado num tema reforçado pelas autoridades competentes, que têm levado a centenas de multas anualmente. A idntificação do animal, é uma premissa obrigatória para os cães, e outros animais que se encontram na lista, nomeadamente para o caso de gatos e furões, ao qual há um período de transição para esta obrigatoriedade.
Segundo o Jornal de Notícias, foram registados no ano passado, mais de 400 casos de contraordenação a animais encontrados, devido à falta de identificação eletrónica. Tem-se verificado um crescimento exponencial relativamente aos anos anteriores. Uma vez que a identifcação eletrónica dos animais é uma obrigatoriedade para os seus tutores, nomeadamente para cães, há ainda um período transitório para os donos de gatos e furões que irá terminar no final deste ano.
Saiba que a identifição eletrónica para gatos, cães e furões deve ser feita obrigatóriamente através de um chip e respetivo registo no SIAC- Sistema de Informação de Animais de Companhia.
Saiba como proceder aqui.