Dia Mundial do Dador de Sangue
Hoje assinalamos o Dia Mundial do Dador de Sangue, uma data que visa aumentar a consciência a nível global para a necessidade de sangue e componentes sanguíneos seguros bem como a importância vital da dádiva voluntária para o banco de sangue. Um tema que não é tão abordado como gostaríamos, o banco de sangue para os animais salvam todos os dias, em todo o mundo, inúmeras vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos animais.
O Banco de Sangue Animal foi criado com o objetivo de desenvolver a medicina transfusional na clínica de animais de companhia, respeitando as boas práticas e critérios de qualidade usados em medicina humana.
O banco de sangue animal é uma plataforma de contato entre animais dadores que, de forma voluntária, querem ajudar outros animais e os pacientes críticos de clínicas e hospitais de todo o país, que precisam de realizar transfusões de sangue. Importa dizer que todas as transfusões são feitas com componentes sanguíneos seguros e livres de agentes infeciosos, garantindo a prestação de melhores cuidados médicos.
O banco de sangue animal dispõe de um laboratório especializado, devidamente equipado, que permite fazer a separação dos vários componentes sanguíneos, segundo as normas e protocolos de bancos de sangue humanos. Desta forma, a partir de uma unidade de sangue total é possível produzir diversos componentes – concentrado de eritrócitos, plasma, concentrado de plaquetas, crioprecipitado e criossobrenadante, permitindo tratar vários animais com uma só dádiva de sangue. O Banco de Sangue Animal poderá também ajudar na realização de provas de compatibilidade sanguínea, bem como fornecer testes rápidos de diagnósticos de coagulopatias e sistemas de administração de hemocomponentes com filtro.
Fique a conhecer todas as informações necessárias sobre o banco de sangue e de que forma o pet pode copntribuir, aqui.