Cuidados a ter com o pet nos Santos Populares
As festividades dos Santos Populares são motivo de grande festa, grandes convívios com aglomerados populacionais, o cheirinho às comidas típicas, muita música e os longos caminhos pelos bairros típicos de Lisboa, do Porto e de outras cidades onde se festejam os Santos Populares. Este pode ser um cenário muito interessante para nós enquanto humanos, contudo, este pode ser um cenário de total terror para o pet.
Muitos animais ficam cheios de medo com o ruído do fogo-de-artifício, podendo ter tremores e convulsões ou até mesmo morrer com problemas cardíacos. Outros fogem, com o pânico, e são capazes de saltar alturas inimagináveis, a ponto de os donos chegarem a casa e acharem que só pode ter sido roubado porque seria impossível saltarem o muro do jardim. Contudo, este não é um cenário improvável. As noites dos santos populares são umas das que registam mais animais desaparecidos. Muitos casos terminam da pior forma, contudo, há medidas que podemos tomar para evitar o pior cenário.
Para deixar o Pet mais confortável
- Devemos certificar que o pet se encontra num ambiente seguro. Evitando deixar o pet no exterior de casa
- Apostar num bom passeio à tarde com muito exercício físico para que na hora H o pet esteja mais cansado e descontraído, não tomando tanta atenção a toda a confusão exterior
- Isolar ao máximo o som, fechando os estores e manter um som neutro em casa, como música ou TV
- Oferecer um brinquedo interactivo, para ficarem entretidos durante a exposição ao estímulo
- Colocar snacks em lociais estratégicos que desafiem o seu olfato e os mantenha focados na procura pelo mesmo
Para os animais que facilmente sofrem e estão mais expostos a potenciais ataques de pânico, os especialistas aconselham a realizar uma consultar com o seu veterinário ou realizar uma consulta de comportamento.