Cães não podem comer chocolate

Grande parte das pessoas sabem que os cães não devem comer chocolate, mas será que conhecem o verdadeiro motivo deste facto? Saiba que basta um quadrado de chocolate cair acidentalmente ao chão pode ser o momento fatal para o patudo apanhar a oportunidade de comer o chocolate.

 

Os cães podem comer chocolate?

Saiba que o chocolate é um alimento tóxico para os cães. Apesar de nem todos os cães terem a mesma probabilidade para ficarem doentes se comerem chocolate, o chocolate não é um alimento seguro para todos os cães.

Dar chocolate ao patudo terá provavelmente um efeito adverso e pode resultar em problemas graves da sua saúde.
O chocolate contém um ingrediente chamado “teobromina”, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por esse motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação, podendo tornar-se tóxica. Alguns chocolates contém níveis mais elevados do que outros: por exemplo, chocolate preto contém mais teobromina do que chocolate de leite. Contudo, não há forma de determinar a quantidade exata de chocolate que os cães têm que consumir até se tornar um risco sério para a saúde do patudo, uma vez que o ritmo metabólico de cada animal é único.

Sintomas de envenenamento por chocolate nos cães

Se suspeita que o patudo ingeriu chocolate, é fulcral ficar atento nas 24 horas seguintes, pois é provável que os sintomas possam vir a surgir durante esse período. Alguns desses sinas podem ser:

  • Inquietação
  • Respiração acelerada
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Urinar com frequência
  • Vómito
  • Diarreira
  • Convulsões

O seu cão poderá vomitar rapidamente o chocolate e não evoluir para sintomas mais graves. No entanto, se souber a quantidade e do tipo de chocolate ingerido deve consultar o médico veterinário.

O que fazer se o seu cão comer chocolate

Se for o caso de o cão ter roubado chocolate, é provável que não se aperceba do sucedido até ele começar a manifestar sintomas. Aconselhamos sempre o contato atempado com um médico veterinário com o máximo de informação que tenha sobre o seu cão e sobre o chocolate que ele tenha comido. Investigar os vestígios que o seu cão tiver deixado, como por exemplo restos da embalagem, pode ajudar a determinar a quantidade de chocolate que ele comeu. Em função do tamanho e peso do seu cão, o médico veterinário conseguirá determinar o risco a que ele está sujeito de acordo com a quantidade de teobromina ingerida.

Se consultar o médico veterinário logo após a ingestão de chocolate, ele poderá induzir o vómito para tentar eliminar o ingrediente tóxico do organismo do seu cão antes que se acumule. Nunca induza o vómito por sua conta, sem o aconselhamento direto de um médico veterinário. Se o seu cão começar a demonstrar algum dos sintomas acima indicados, o seu médico veterinário iniciará um conjunto de tratamentos, que poderão incluir fluídos intravenosos e medicamentos antiarrítmicos se o seu cão estiver com convulsões.

Se tivermos conhecimento imediato de que o cão comeu chocolate, é contactar de imediato o médico veterinário. Induzir o vómito numa fase inicial, irá permitir ao patudo uma melhor hipótese de evitar complicações graves e até potencialmente fatais a longo prazo, é importante que seja visto por um médico veterinário o mais atempadamente possível.

Substitutos ao chocolate para cães

Há várias formas de mimarmos os nossos patudos, certamente o chocolate não será uma delas. Podemos desta forma, restringir os nossos mimos a snacks seguros e adaptados para cães. Roer um snack específico ou comer um biscoito delicioso pode fazer as delícias dos nossos patudos e certamente irá fazê-lo sentir muito mimado. Há diversos snacks disponíveis no mercado, não só saborosos para o seu cão, como também dispõem de diversos benefícios para a sua saúde, como por exemplo higiene oral ou nutrientes necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)