Como melhorar as viagens de carro do Pet
As viagens de carro podem ser um cenário de diversão e alegria para muitos patudos, mas para outros animais, este pode ser um cenário de muito stress e ansieadade causando assim reações menos positivas no seu bem-estar.
Queremos que o caminho de estrada com os nossos patudos sejam sempre bons momentos de partilha e de aventura. Quer se seja a caminho do parque ou a caminho de uma viagem, partilhar este momento com os nossos melhores amigos de quatro patas faz toda a diferença. Como tal, é sempre bom promover práticas para que seja possível habituar o patudo ao ambiente do carro enquanto ainda é cachorro, claro que é preciso sempre ter em conta o tempo de habituação e muita paciência, sendo sempre valorizado por parte do dono o saber respeitar os processos de habituação do animal.
Adaptar o carro para receber o animal
A segurança e o bem-estar são alguns dos aspetos a ter em conta em primeira instância.
A escolha dos acessórios de transporte são outros fatores a ter em conta também neste processo, nomeadamente, o peitoral, o protetor de bancos, o cinto de segurança e uma garrafa de água que permite ser usada num ambiente de mobilidade. Estes são alguns dos acessórios base que devem ser tidos em conta no processo de adaptação do animal de estimação.
Há animais que não reagem bem a um ambiente de velocidades, tornando-os assim mais stressados pela imagem distorcida causada pelo movimento do veículo, como tal, considere limitar a visão do animal. O olhar pela janela enquanto o carro está em movimento pode ser bastante confuso para um cão e pode desencadear enjoos de movimento, ansiedade, e demasiada confusão.
Desta forma, estabelecido um clima de calma. Outro fator são os barulhos, há animais que reagem melhor a ruídos do que outros, no entanto, aqui referimos ao volume que muitas pessoas acabam a ouvir música, uma vez que o animal tem uma audição mais apurada, desta forma, é importante ter em conta que não tenhamos música com elevadop som de forma a garantir que esta experiência seja estável para o animal.
Criar o hábito de animal de estimação
É importante ensisnar ao patudo que este tipo de ambiente deve fazer parte da sua rotina diária. Muitos animais associam as viagens de carros exclusivamente a cenários negativos, como por exemplo, as idas ao veterinário. Não quer que todos os passeios de carro sejam apenas para o veterinário, contudo é importante que o animal faça esta associação. Habituar o animal ao carro é também uma boa maneira de o ajudar no processo de socialização, à medida que o leva para fora e para novos ambientes, onde ele irá cruzar-se com outras pessoas e animais.
Fazer passeios de carros curtos e intercalados
Manter os passeios de carro curtos no início pode ajudar o animal a aprender a não criar um sentimento de stress. Também pode ajudar a manter os enjoos de movimento à distância. Comece por levar o patudo em pequenos trajetos e aumentar os percursos de forma gradual. Esta é uma óptima maneira de o animal de estimação lentamente a viajar de carro e que também se baseia nas suas capacidades de socialização.
Fazer pausas nas viagens de longo percurso
Quando o patudo estiver habituado a andar de carro, estiver mais descontraído e feliz com esse ambiente, podemos considerar viagens de distâncias maiores. Para tal, é importante ter a certeza que é planeado algumas pausas frequentes , conforme o tempo que irão estar em viagem.