O chinchila tem vários atributos desde pelo macio, as orelhas compridas e a cauda peluda. Existem dois tipos de chinchilas – as de cauda comprida que podem ser encontradas a altitudes que variam entre os 1000 e os 2500 metros e as de cauda curta que vivem em altitudes elevadas da região andina, entre 3500 a 4500 metros acima do nível do mar. No seu habit natural, as chinchilas alimentam-se de raízes de determinadas espécies de catos, de frutos caídos, sementes de certos arbustos, flores e várias ervas. Consomem água através do orvalho matinal de variadas folhas e da zona inferior dos catos. Estes pequenos roedores, imigrantes da América do Sul, conquistam os nossos corações.
Orelhas compridas e pelo macio
Os coelhos são animais de estimação que derretem os corações pelas suas orelhas compridas, pelo macio e olhos doces. Na verdade, estes animais não são nem muito grandes nem muito pequenos, sendo que são de confiança e de poucas exigências.
Os coelhos gostam de interação e comunicação com outros exemplares da mesma espécie, por isso se está a pensar em ter coelhos como animais de estimação, deve ter pelo menos dois. Se for essa a opção, opte por um casal mas atenção. Sabemos que esta espécie tem o dom da multiplicação, por isso aconselhamos a castração do macho. Para além de evitar a multiplicação, reduz de forma significativa as guerras territoriais e de estatuto.
Pequenos que cabem na palma da mão
Hamster-sírio, hamster-dourado, hamster-anão, são algumas espécies de hamsters. Estes animais são muito queridos, razão pela qual são muito populares. Para além de terem um ar encantador, cabem numa palma da mão. Pequenos e fofinhos, podem atingir um comprimento médio entre os 7 e os 10 cm e um peso entre as 25 e as 50 gramas. Apesar de pequenos, os hamsters gostam de ter uma gaiola grande para que possam fazer diferentes actividades: cavar, trepar e esconder-se. Este animal também gosta de vez em quando sair da gaiola e explorar a casa, mas cuidado para não o "perder" pela casa!
O conhecido Nemo
Existem 2 espécies de peixe-palhaço - Amphiprion percula (o verdadeiro peixe-palhaço) e Amphiprion ocellaris (falso peixe-palhaço), que são animais oriundos dos oceanos Pacífico oeste e Índico.
Estes peixes têm entre 7 e 15 cm de comprimento, sendo que o comprimento é 2,5 vezes a altura do corpo. Dependendo das espécies, os tons do peixe-palhaço variam entre o preto, o laranja, o amarelo e o vermelho, tons que podem ser acompanhados por pintinhas e riscas. Muitos de nós conhecemos o peixe-palhaço como NEMO!
Famosos pelas penas coloridas
Os periquitos são originários da Austrália e pertencem à família dos papagaios. Estes pássaros de penas coloridas são dos mais populares na Europa, onde se inclui Portugal. Por norma os periquitos tornam-se muito dóceis com o tempo, mas necessitam e gostam de ter companheiros, pois o contato com as pessoas não é suficiente para as suas necessidades sociais. Assim, é aconselhável ter grupos de dois a seis periquitos, metade femeas, metade machos. Diga-se que observar os periquitos a socializar é sempre fascinante, pois eles têm um enorme repertório de sons e expressões corporais!
Assobiam para cumprimentar os donos
Os porquinhos-da-índia, oriundos da América do Sul, podem ter pelo curto: inglês, abissínio, american crested (coroado americano), coroado inglês, rex e teddy ou pelo comprido: sheltie, coronet, angorá, peruano, texel, merino, alpaca e mohair. Estas bolinhas de pelo podem viver entre os 6 e os 8 anos desde que bem tratados. Não é fácil distinguir o sexo dos porquinhos-da-india, mas a melhor forma de o fazer é ter 2 animais lado a lado, um macho e uma fêmea, e compará-los.
Estes animais emitem diferentes sons, sendo o mais importante o “assobio”, ouvido com muita frequência, quer dizer que está à procura de comida. Os pequenos roedores também usam este som para cumprimentar os donos! que queridos!!!
Animais que gostam de sol e de água
As tartarugas semi-aquáticas são animais de estimação que necessitam de pouca atenção dos humanos, mas importa ter alguns cuidados. São dos répteis mais populares em Portugal, cujos cuidados são ao nível da qualidade de água e alimentação.
Cada espécie atinge um tamanho diferente em idade adulta, por isso os aquários devem ajustar-se de acordo com o crescimento da tartaruga.
Primeiro, este animal precisa de ter um aquário para conseguir mergulhar e nadar confortavelmente. É importante ter um espaço seco onde a tartaruga aquática possa sair da água e relaxar, e a apanhar sol.
Quando bem cuidadas, as tartarugas podem viver felizes e por muitos ano!
Pequenos irrequietos
Em Portugal ainda são pouco conhecidos mas nos Estados Unidos da América são considerados animais de estimação. Falamos do esquilo-da-mongólia que possuiu um temperamento social e pacífico, limpo e sem produzir mau cheiro, fácil de tratar não exigindo muito espaço. O esquilo-da-mongólia é um roedor que gosta de comer grãos e come uma média diária de cinco a oito gramas para cada 100 gramas de peso do animal. Este animal tem dentes incisivos que precisam de ser desgastados, pois crescem continuamente. Galhos ou cascas de árvores ajudam a desgastar os dentes e, ao mesmo tempo, distraem o animal. Muito vivaz, o esquilo não para quieto, gosta de fazer ninhos com qualquer material que encontra pela frente, diverte-se com brinquedos e sobe e desce rampas, quando disponíveis na gaiola.
Criam uma relação de confiança com os donos
O Dragão Barbudo é uma espécie australiana cada vez mais domesticada e muito presente nas casas portuguesas. É um animal fascinante de cerca de 50 a 60 cm, com longa cauda, as escamas pontiagudas e a "barba" na zona inferior do pescoço e nos lados da cabeça. Estes animais quando se sentem ameaçados eriçam as escamas da garganta e cabeça formando um impressionante leque. Além disso, as escamas pontiagudas no dorso também ficam eriçadas. As cores de base das escamas do Dragão Barbudo são o cinzento, o bege e o castanho avermelhado, ou seja, o espetro de cores mais aproximado das cores das zonas desérticas da Austrália. Desta forma o Dragão Barbudo está camuflado e seguro contra predadores. A pele destes repteis é grossa e protegida por uma densa camada de escamas. Os Dragões Barbudos são animais fortes, com pernas musculosas as quais lhes permitem correr com velocidade considerável. São também caçadores habilidosos e de sucesso. Estes répteis criam uma relação de confiança com os donos e apreciam a sua companhia, mas são animais solitários e defendem o seu território.
Elegância em cada voo
As caturras são animais de grupo e por isso, não devem viver sozinhas. Em caso de adoção deve ser feito em grupo para que as caturras vivam felizes, nomeadamente em pares. Estes pássaros são conhecidos pelo barulho que emitem, mas que lhe é inato. As caturras podem dar um grito estridente que pode significar descontentamento, chamar um elemento do grupo ou até mesmo chamar o dono. A verdade é que estes animais são pacíficos e voadores natos. Por isso, as caturras não devem ser aprisionadas permanentemente sem várias horas de voo livre por dia. Estes pássaros precisam de voar para fortalecer os músculos e os ossos e, no fundo, manterem-se saudáveis. Aproveite os voos para observar as caturras, pois são muito elegantes. E chame as caturras pelo nome. Quando mais cuidar delas, brincar com elas, mais vivaças e saudáveis serão as caturras.