Bolota e os benefícios na alimentação

Quando falamos da bolota enquanto produto alimentar, provavelmente associamos muito a alimentação de animais como o porco ou o esquilo. Na verdade é um alimento bastante vasto em Portugal, e do qual nem sempre tiramos a melhor vantagem relativamente ao seu uso.  Alguns estudos recentes confirma que a bolota fazia parte do regime alimentar dos “Homens invencíveis”, apresentando  com grandes vantagens e um enorme potencial nutricional, nomeadamente:

  1. Um elevado poder antioxidante;
  2. Não possui Glúten;
  3. Possui constituintes que promovem o combate de doenças como o Alzheimer e o cancro;

Bolota, Cair, Natureza, Carvalho, Brown

Com inúmeros benefícios nutricionais, a bolota apresenta vários benefícios para o desenvolvimento intestinal.

Segundo o Banco da Saúde “A bolota é um fruto seco abundante em Portugal mas desvalorizado pela população”. Contudo, um estudo da Universidade Católica do Porto (UCP) vem agora demonstrar que este fruto tem vários benefícios nutricionais, sobretudo para pacientes celíacos, já que é rico em fibra e proteína mas não tem glúten.”

Alguns dos alimentos que têm vindo a usar a bolota como matéria-prima são, nomeadamente, biscoitos e o pão de bolota.

Como tal, os nossos pets são bem conhecedores das vantagens de possuir a bolota no seu regime alimentar, nomeadamente pássaros como os chapin, pica-paus de cabeça vermelha, codornas, gralhas e corvos, especialmente as bolotas que são provenientes do carvalho branco por produzir frutos menos amargos relativamente aos outros.

Mamíferos

De acordo com a Florida Cooperative Extension Service, os mamíferos que incluem este alimento no seu regime são nomeadamente, os esquilos e esquilos voadores, coelhos, guaxinis , raposas, entre outros.

Esquilo, Animais Selvagens, Animal

Aves

Em âmbito de curiosidade, conhecemos já o exemplo de alguns que incluem a bolota na sua alimentação, que por norma, são os que têm os bicos maiores que permite a capacidade de abrir os alimentos mais maduros. Temos também o exemplo de aves como, pato, perú e a perdiz que também não dispensam a bolota no seu regime alimentar.

Podemos dizer que a bolota é um produto que merece ser valorizado no sentido de integrar o regime alimentar de de certos animais tendo em conta os benefícios.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)