Cuidado com o Sol!
Já chegou a primavera, isto quer dizer o bom tempo está a chegar . Queremos ir para a rua aproveitar o sol mas há cuidados que temos de ter, nós e os nossos patudos!
As subidas das temperaturas convidam a passeios fora de casa e as saídas com os patudos tornam-se bem mais divertidas. Mas da mesma forma que recomendamos aos humanos para colocarem proteção solar por causa do sol, há cuidados que também devemos ter com os nossos animais de companhia. A pele dos cães fé sensível à radiação UV da luz solar, raios UVA e UVB, por isso é necessário tomar precauções já que os nossos bichos não podem usar nem chapéu nem óculos de sol.
A exposição excessiva ao sol pode ter consequências preocupantes como queimaduras, envelhecimento da pele e, em casos mais graves, cancro. Devido às características de cada raça, há cães mais sensíveis ao sol que outros, por essa razão é importante conhecer o tipo de pelo e de pele. Para evitar o pior, aconselhamos a manter o cão à sombra sempre que possível, ou seja, quando for passear com o seu cão verifique se existem árvores, zonas verdes ou mesmo sombras para que o seu animal de estimação possa descansar. No que diz respeito aos ouvidos – zonas sensíveis nos cães – devem ser protegidas com protetor solar (sobre o creme a usar deve consultar o seu médico veterinário para que possa obter a melhor recomendação).
A melhor solução é evitar a exposição solar, o que quer dizer que os passeios devem ser feitos ou pela manhã e/ou ao final do dia, desta forma o seu patudo consegue desfrutar melhor do passeio. Não esqueça também de levar água extra para dar ao seu animal de estimação ao longo do passeio, pois não é garantido que haja fontes de água que permitam hidratar o seu cão ao longo da caminhada!