Compreender o comportamento dos animais
O comportamento animal é a demonstração física das emoções dos animais e pode manifestar-se de maneiras diferentes, sendo um verdadeiro desafio até para os tutores mais experientes.
O comportamento dos animais é dividido entre: comportamento normal e comportamento anormal.
É sempre importante considerarmos a espécie em causa, visto que, o que pode ser considerado um comportamento normal para um animal, pode não ser para outro, como por exemplo:
O abanar de cauda de um cão representa normalmente um estado emocional positivo, já o abanar de cauda de um gato representa o oposto.
Se conhecermos o comportamento normal dos nossos animais, torna-se mais fácil identificar os comportamentos anormais.
Infelizmente, a falta de conhecimento sobre o comportamento dos animais é comum, sendo uma das principais causas para o abandono, negligência e em casos mais extremos a morte do animal.
Por vezes o comportamento normal dos animais não é uma demonstração positiva para a relação entre o dono e o animal.
Ora vejamos, todos consideramos normal um cão gostar de escavar e um gato de afiar as unhas, mas para eles expressarem esse comportamento significa que teremos um jardim com buracos e um sofá estragado.
Felizmente existe solução! Ao identificarmos o comportamento podemos redirecioná-lo para que deixe de ser um problema e permitindo assim que os animais continuem a expressar o seu comportamento normal.
Compreender o comportamento dos animais é valorizar a relação entre humanos e animais.