A importância dos animais para a nossa saúde mental
Com certeza que já teve animais ou conhece alguém que já teve e se questionar como foi a experiência, a maioria irá responder que foi ótima e agradável e que não consegue imaginar a sua vida sem um animal.
Os animais têm uma enorme importância na vida dos donos pelos inúmeros benefícios associados à sua presença, sendo um desses benefícios a redução considerável de sintomas de ansiedade, stress e depressão.
Segundo o estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI), das 2.000 pessoas com animais presentes no estudo, 74% relataram uma melhoria na sua saúde mental desde que têm animais de estimação e 75% relatou uma melhoria da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um animal.
Os dados demonstraram ainda que a presença de um animal também contribui para a diminuição da sensação da solidão e aumento da autoestima.
A presença de um animal no seio familiar contribui positivamente para a saúde mental dos donos, mas não descredibiliza outros cuidados, como terapia, prática de atividade física, momentos de lazer e autocuidado.
Independente de ter ou não um animal na sua vida, cuidar da sua saúde mental deve ser uma prioridade!
Para além de prioritizar sempre a sua saúde mental, existem alguns pontos a ter em consideração como detentor de um animal de estimação.
Os animais tal como nós, precisam de aprender, de ter regras, carinho, atenção e cuidados médicos que envolvem tempo e custos. Quando escolher o animal que quer ter em sua casa, não se esqueça que o mesmo passa a fazer parte de sua vida, para bem e para o mal e por isso é importante refletir de forma consciente e responsavél antes de tomar essa decisão.