É importante limpar as patas dos animais de estimação
Os especialistas recomendam a limpeza das patas dos animais de estimação sobretudo dos cães uma vez que vão à rua fazer as necessidades várias vezes ao dia. Se há recomendações para os humanos no uso de calçado dentro de casa, também aconselha-se a higienização das patas dos patudos.
Antes da pandemia já era importante e com a pandemia ganhou mais importância limpar as patas dos nossos amigos. Devagarinho o mundo está a retomar a sua normalidade com o regresso ao trabalho, mas é importante manter alguns cuidados de higiene dos nossos patudos. Diga-se que eram hábitos de higiene que antes eram quase que ignorados mas que nos dias de hoje são uma prática diária para evitar que doenças sejam transmitidas usando os animais de estimação como vetores. Manter esta prática, a de limpar as patas dos animais de estimação pode a saúde não apenas do animal, mas também de toda a família.
Deixamos aqui alguns cuidados a ter:
- não se deve utilizar álcool gel porque pode ser tóxico para os animais de estimação;
- pode-se lavar com água e sabão mas o dono deve ter secar sempre muito bem as patas para evitar proliferação de fungos e bactérias;
- comprar produtos desenvolvidos para esse efeito e por isso pode falar com o médico veterinário qual a melhor solução;
- deixar um pano umedecido em água apenas na entrada de casa para que o animal pise antes de entrar;
- uso de sapatinhos ou botinhas pode ser uma boa alternativa
Assim, limpar as patas do seu animal de estimação é importante e traz benefícios porque pode prevenir algumas doenças quer no animl quer na familia. Há ainda a acrescentar que com a pata limpa, o dono pode descobrir ferimentos, picadas de insectos e até mesmo a presença de parasitas como carrapatos.
Em caso de dúvidas deve sempre conversar com o seu médico veterinário que irá esclarecer dúvidas e apresentar as melhores soluções para o animal de estimação. Bons passeios!