Com que sonham os cães?
Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, revela que os animais têm a capacidade de entrar num sono REM, o tipo de sono mais profundo e com uma atividade cerebral bastante intensa.
Nos cães, tal como acontece com os seres humanos, a respiração diminui e ocorrem movimentos oculares, indicando a existência de sonhos durante o sono REM (Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos’). Estudos adicionais que recorreram a dispositivos de eletroencefalograma revelam ainda que os cães têm uma atividade cerebral intensa quando alcançam o estado profundo de sono, sendo que alguns chegam mesmo a contrair-se, ladrar e emitir outros sons.
O estudo confirma que os cães também sonham com o seu dia a dia, a correr, a saltar ou a brincar, algo que ocorre com maior frequência a cães de porte pequeno e adultos, que tendem a sonhar muito mais do que cães de porte grande e mais velhos.
Cães sonham com os Donos
São precisos mais estudos para conhecer mais detalhes sobre os sonhos dos cães, no entanto as pesquisas feitas até ao momento indicam que alguns animais têm vindo a ser treinados para comunicarem os seus sonhos com os cuidadores, através de sinais e linguagem gestual, como é o caso dos gorilas. Se pretender observar o sono dos seus cães, o ideal é que espere 20 minutos após terem adormecido, pois é nessa altura que é possível verificar a contração dos músculos e movimentos dos olhos, que são sinais típicos de entrada no sono REM. Durante esse período não incomode os seus cães e evite fazer barulho.