Jogadores de futebol ajudam cães abandonados
Os jogadores de futebol profissional da Roménia entram em campo com um cão ao colo. O objetivo é sensibilizar a população para uma adoção responsável e esta iniciativa vai decorrer durante toda a época desportiva e envolve as equipas da primeira divisão.
A iniciativa é da responsabilidade da Federação Romena de Futebol que teve acolhimento imediato por parte dos jogadores profissionais. O arranque do projeto”Encha o vazio da sua vida” (em PT), teve a sua estreia no na primeira quinzena de setembro no jogo entre o Steaua de Bucareste (FCSB) e o Dinamo, de acordo com o jornal Ruetir.
A ideia é sensibilizar a população em geral para a adoção responsável de animais de abrigos e combater o abandono, por essa razão este projeto vai decorrer durante toda a época desportiva. O momento tornou-se viral, tendo gerado reações muito positivas nas redes sociais . De forma a garantir o bem – estar dos animais, durante os jogos está proibido o uso de fogo de artificio e bombas de fumo.
Os animais que estrearam a iniciativa pertencem ao canil público de Brănești e havia a esperança de sairem do jogo com uma nova família, fosse um adepto ou de um telespetador. Para que tal fosse possível, os animais levavam ao pescoço um lenço com o nome inscrito para facilitar a identificação do cão que pretendessem adotar.
Não é a primeira vez que a Federação Romena de Futebol está envolvida em projetos de defesa animal, sobretudo em 2017 os jogadores do clube Colo-Colo usaram cães como mascotes para consciencializar para o abandono animal. As iniciativas da federação de futebol vêm amenizar e mostrar mudanças na Roménia, país que há oito anos aprovou a execução de centenas de cães de rua.