Santuário de elefantes na Tailândia
Se procurar-mos num instante num motor de busca “O que fazer na Tailândia?”, metade das sugestões que estão à vista do utilizador são: praias paradisíacas, passeias de barco, visitas a incríveis templos budistas e imensas fotos de turistas alegres a montar, se calhar, elefantes não tão alegres.
Como em vários outras partes do mundo, e noutros países asiáticos, é muito comum encontrar atrações centradas em elefantes. Alguns dançam, outros jogam à bola, outros pintam e cumprimentam as pessoas e a lista segue por aí em diante.
E na busca de locais que promovam o turismo de forma responsável e sustentável, apresentamos hoje, no Dia Mundial do Elefante, um lugar onde se pode ter um contacto com elefantes, em que os mesmos não são expostos a maus tratos ou exploração.
Um lugar onde se pode passar o dia ao lado dos elefantes, caminhar com eles e alimentá-los o Elephant Nature Park, na Tailândia oferece aos turistas um tipo diferente de turismo: honesto e sustentável. Um tipo de turismo que consegue mudar a vida de alguém e encantar o coração.
Fundado pela tailandesa Sangduen “Lek” Chailert, na década de 1990, o santuário de elefantes fica no distrito de Mae Taeng, no norte da Tailândia, a aproximadamente 60km de Chiang Mai. Lek, apaixonada por estes animais, dedicou a sua vida a salvar e a reabilitar elefantes, acabando por criar ainda o Save Elephant Foundation, movimento para a extinção da prática de trekking e shows de elefantes como formas de turismo.
Este santuário, abrigando animais resgatados de condições de vida precárias foi um dos primeiros santuários de elefantes a serem criados no país. Indo além do resgate de animais o santuário oferece aos turistas uma nova forma de turismo ético e responsável, permitindo que os animais circulem livres e próximos do seu habitat.
Neste local o contacto com os elefantes é baseado na confiança e em pequenas motivações, em forma de comida, para os elefantes. Muitos deles vítimas de trabalho em empresas de trekking, exploração madeireira, circos entre outras atividades são originários da própria Tailândia e do país vizinho Myanmar. A variedade de sequelas do passado dos animais é apresentada de várias formas. No santuário vários são os têm cicatrizes, os que são cegos ou que têm transtornos físicos e psicológicos.
No Elephant Nature Park os elefantes recebem uma segunda oportunidade, onde se podem relacionar com outros da sua espécie e formar novos grupos sociais. Inicialmente começando por se limitar a a acolher elefantes, com o tempo a missão foi alargada e hoje em dia o todo o espaço abriga outras espécies, como cães, búfalos, gatos, macacos e até porquinhos.
Atualmente a procura para visitar este espaço é muito grande, sendo que todos o tipo de reservas devem ser feitas com a devida antecedência. Com o apoio de muitas pessoas, de instituições e empresas, até já com parcerias de algumas ONGs o santuário tem crescido cada vez mais.
Desenvolvendo parcerias, passeios, ações de consciencialização, programas de voluntariado dedicados as várias parcelas da sociedade, programas especiais de proteção de animais a devida internacionalização foi conseguida.
O ENP torna-se assim um verdadeiro projeto que enriquece qualquer um que ouça falar dele. Isto para não falar dos que têm a oportunidade de o visitar e fazer parte da comunidade que protege e respeita estes animais. Porque, de certeza que aqueles que puderam ir ao santuário saíram de lá com o coração cheio e bem mole.