8 dicas para escolher a melhor transportadora para o seu gato
Depois de tomada a decisão de aumentar a família adotando um gato ou mais, tem de ter cuidado na compra da transportadora. Obviamente é que importante preparar a chegada do felino ou dos felinos ao núcleo familiar a começar pela alimentação, vacinação e compra de brinquedos. Mas antes de tudo isso é necessário pensar na forma como o vamos transportar para casa. A verdade é que a transportadora é um dos equipamentos básicos para gatos e que perdura no tempo, sendo utilizado com alguma frequência. Assim deixamos alguns cuidados que deve ter em atenção na hora de comprar a melhor transportadora:
- Escolher uma transportadora do tamanho certo ou seja deve ser suficientemente grande para permitir que o animal possa estar de pé, se vire, se sente e se deite confortavelmente. Evite comprar uma demasiado grande que faça com que o seu gato escorregue, causando desconforto e stress ao animal.
- Escolha uma transportadora que permita colocar o felino dentro sem grande esforço, evitando que o gato o arranhe. Na verdade, o melhor equipamento é aquele em que conseguimos colocar o gato pela parte superior naturalmente, sem esforço.
- Quem tem gatos sabe que eles podem fugir a qualquer momento e sempre que têm uma oportunidade, eles aproveitam-na. Desta forma, escolha uma transportadora que garanta segurança, ou seja que o fecho que tranca a caixa é mesmo seguro e o gato não consegue abrir. Opte por uma caixa robusta que resista aos dentes e unhas do felino.
- Quando comprar a transportadora assegure-se que possuiu uma boa ventilação uma vez que sempre que coloca o gato dentro da caixa, o animal entra em stress e fica mais ofegante. Por esse motivo, ter uma transportadora com uma boa ventilação é um ponto positivo.
- Nunca sabemos como se comporta o nosso animal e, durante o transporte o nosso gato pode, imagine-se fazer as suas necessidades. Assim, devemos ter uma caixa que possa ser limpa de forma fácil, por isso optar por uma de plástico pode ser uma boa alternativa.
- Já o dissemos que andar na transportadora é algo que causa stress ao gato, por isso existe sempre a possibilidade de ir habituando o seu gato à transportadora. Nada como educar o seu gato que aquela caixa não é inimiga. Lembre-se que por norma a caixa representa uma ida ao médico veterinário, por isso é importante ter uma estratégia para minimizar esta ideia.
- Na hora de colocar o gato na transportadora pode também aliciá-lo com guloseimas, o que torna este equipamento mais amigo. Se possível coloque na caixa a manta do seu gato e o brinquedo preferido dele. São estratégias que podem ajudar o gato a entrar na transportadora.
- Quando colocar a transportadora no automóvel assegure-se que a caixa está bem segura. Há quem opte por prender a caixa com o cinto de segurança mas há quem recomende colocar a caixa no espaço para os pés atrás dos bancos dianteiros. Confirme qual a situação que oferece mais garantias para o seu animal de estimação em caso de acidente.
Uma nota final para dizer que caso tenha mais do que um gato, e caso tenha de os levar ao médico veterinário, aconselhamos que cada animal tenha a sua transportadora. Já sabe que os nossos felinos gostam de tranquilidade.