Como melhorar a rotina de ir ao Veterinário
As idas ao veterenário com o pet ultrapassam o cenário de muitos filmes de terror. Este é o terror de muitos animais, que associam esta rotina com algo negativo, tendo em associação episódios mais negativos, causando assim grandes stresses e ataques de pânico. Desta forma, é muito importante criar uma rotina para que eles aprendam a enfrentar situações desagradáveis sem stress.
Um dos fatores crucias que podem melhorar a experiência das idas ao veterenário, passa por criar boas memórias para o Pet. Fatores como a confiança e a aprendizagem orientada. Queremos tornar as idas ao veterinário o mais descontraídas, certo? Um fator que pode influenciar o animal será a forma como é condicionado, uma vez que tem um papel fundamental no psicológico do animal.
O exercício com snacks de compensação podem ser um bom exemplo, no âmbito de criar uma linha associativa a algo de bom para o animal, levar o seu brinquedo preferido, a sua manta preferida…
Falamos de algo que exige treino, trabalha-se o contracondicionamento e o reforço positivo, nada surge ao acaso. Um estímulo desagradável ou ameaçador, como o caso de ir ao veterinário, quer seja para fazer exames médicos, tosquia ou outro, acreditamos que deva ser combinado com um estímulo positivo, desta forma, a recompensa em forma de comida. Portanto, é importante usar apenas boas recompensas, como pequenos snacks de treino.