Ansiedade no pet quando fica sozinho

Sabemos que pode ser bastante comum o patudo ter de ficar em casa sozinho, no caso das familias com a rotina de ir para o trabalho, os animais de estimação acabam por passar grande parte do seu dia sozinhos, ou com outro pet companheiro. Alguns dos sintomas desta ansiedade passam por ações como o ganir, ladrar, destruir objetos em casa ou até mesmo fazer as necessidades fora do lugar. Como tal, é sempre importante promover o treino o quanto antes, como forma de amenizar essa ansiedade.

Rotina de Treino

É importante estar atento às ações do seu patudo, nomeadamente, se o nota com maior ansiedade, com comportamentos fora do seu habitual, uma vez que estes comportamentos podem ter origem em episódios de mudanças drásticas, que afetaram o bem-estar do animal. No caso da familia ter a necessidade de estar ausente durante grande parte do seu dia, é importante criar um hábito a esta ausência de forma gradual. Começando por sair de casa por curtos períodos de tempo: entre 2 a 3 minutos. Gradualmente ir aumentando o tempo em que estamos ausentes.

É normal que numa fase inicial o patudo gana ou ladre, mas é sempre muito importante não recuarmos nas medidas a tomar, de forma a não regredirmos no processo de treino e rotina!  Se mesmo com este treino, o seu animal continuar a ficar extremamente ansioso, poderá ser uma boa ideia contactar um treinador canino.

Criar uma rotina

Ter uma rotina definida também é bastante importante, pois o patudo irá sentir-se mais seguro e habituar-se-á melhor aos períodos em que está sem o tutor. Um bom passeio também é ótimo para reduzir o stress e a ansiedade do seu animal, ajudando-o a gastar energia.

O momento dos passeios podem ser uma excelente oportunidade tanto de lazer para o patudo, assim como para o dono para criar um âmbiente de maior dinâmica e oferecer momentos divertidos. Promover a socialização entre animais irá também melhorar o bem-estar do animal e torná-lo mais feliz, além de que também promove sempre uma melhor preparação para ambientes onde se encontam mais pessoas, evitando assim momentos de stress para o animal. Durante os momentos de passeio, é sempre uma excelente ideia para aproveitar uma dinâmica de treino com a recompensa, quer seja um biscoito ou um ato de carinho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)