Gato sem órgão sexual foi encontrado na rua
Chama-se Hope o gato que foi encontrado nas ruas da cidade de Warrington, na Inglaterra, e já foi sujeitado a inúmeros exames em prol de descobrir a sua origem sexual. Este é um caso que nunca antes se tinha visto e os especialistas ainda não têm qualquer esclarecimento para o sucedido.
Após Hope ter sido acolhido(a) pela Cat’s Protection, uma associação de resgate de gatos em Inglaterra, os especialistas achavam que se podia tratar de uma fêmea, mas sem sucesso, uma vez que não encontraram qualquer órgão sexual externo.
Uma das veterinárias da associação, acreditava ser um caso de agenesia (quando ocorre a falha no desenvolvimento de um órgão). No entanto, após Hope ter sido exposto a vários exames, os veterinários também não encontraram um órgão interno. “Existe uma possibilidade externa de algum tecido ovariano ectópico esconder-se internamente, mas achamos que isso é extremamente improvável”, explicou a veterinária.
São já conhecidos alguns casos de animais hermofroditos, isto é, com dois órgãos sexuais desenvolvidos no sistema reprodutor. Contudo, o caso de Hope é uma novidade, como tal ainda não foi criada uma designação para esta condição.“Embora isso signifique que não temos qualquer caso anterior no qual basear o nosso conhecimento de como isso afetará Hope no futuro, passamos um tempo a monitorizá-la para garantir que ela consiga fazer as necessidades adequadamente antes de estar disponível para adoção”, explicou a veterinária.
Após a conclusão de vários exames a que Hope foi submetido(a), foi concluído que o seu dia a dia não é afetado pela ausência de órgão. Antes pelo contrário, Hope é descrito(a) como um animal muito brincalhão e consegue usar a caixa de areia sem problemas. Hope recebeu ainda várias candidaturas para adoção, e nesta segunda-feira, 7 de novembro, foi oficialmente para a sua nova família.
Boa sorte Hope!