Com uma pelagem curta, os abissínios são gatos afetuosos que, imagine-se, querem participar em todas as tarefas domésticas. Falamos de um felino brincalhão e ativo que gosta de brincar com o seu dono mas, falamos de gatos, logo depende do humor. Os abissínios são originários da Etiópia e vivem em média entre 12 a 16 anos de vida. Apesar de não obrigarem a muita limpeza, estes gatos exigem muita atenção pois gostam de estar com na companhia do dono em todos os momentos.
Tolerantes com as crianças
Os American Wirehairs são animais de estimação muito populares graças ao caráter descontraído e bem-disposto, mas sobretudo pela sua tolerância com as crianças. Falamos de felinos muito calmos, mas ao mesmo tempo brincalhões até na velhice. Inteligentes por natureza, os American Wirehairs mostram interesse por tudo o que os rodeia. Aliás, qualquer inseto que entre em casa tem de enfrentar este felino. Apesar de gostarem de ser independentes, estes gatos apreciam a companhia dos donos. Com uma pelagem curta, os American Wirehairs necessitam de limpeza moderada.
Afetuoso e extrovertido
Não há dúvidas que o Asian é um gato afetuoso mas é também extrovertido, ágil e enérgico. Estes felinos gostam de brincar mas, querem sobretudo serem incluídos na vida do seu dono. Acresce a lista de qualidades o fato destes gatos serem sociáveis e confiantes mas, por vezes, podem ser um bocadinho obstinados. Importa referir que possui cinco variedades distintas, entre elas estão Self, Asian Smoke, Asian Shaded, Asian Tabby e a versão de pelo semilongo conhecida como Tiffanie. Com uma esperança média de vida entre os 14 os 15 anos, os Asian oriundos do Reino Unido necessitam de uma limpeza moderada.
Para qualquer família
Ora aqui está um gato que se adapta a qualquer tipo de família. Falamos do Australian Mist que é um felino que possuiu um caráter sociável, sendo sossegado e equilibrado, o que faz com que este gato possa ser membro de famílias, casais, donos solteiros e/ou idosos. São gatos altamente inteligentes e relaxados. Oriundos da Austrália, estes gatos precisam de pouca limpeza e vivem em média entre 10 a 13 anos de idade.
Adoram ser o centro das atenções
Possuem características muito apreciadas e, como tal, os balineses são afetuosos, divertidos e muito dominantes. Aliás, estes gatos gostam muito de se envolverem na vida nos seus donos. E não gostam nada de ser ignorados, quer isto dizer que adoram ser o centro das atenções. Os Balineses são conhecidos por serem ativos e brincalhões, mesmo na fase adulta. Oriundos da terra do Tio Sam, este gatos são mais felizes aos pares e podem viver entre 18 a 22 anos de vida.
“Pequenos leopardos”
Conhecidos como “pequenos leopardos” os Bengals são gatos afetuosos e muito pacientes com outros animais de estimação. Estes felinos são muito curiosos, por isso estão sempre a perseguir e a trepar. Os bengals são muito brincalhões mas são também companheiros dedicados. O seu país de origem são os Estados Unidos da América e têm uma esperança média de vida entre 12 a 16 anos de idade. Falamos de felinos que têm uma boa relação com as crianças.
Gatos brincalhões
O Bobtail Americano é muito paciente com as crianças e, podemos dizer que é um ótimo gato para se ter dentro de casa. Falamos de felinos de origem americana que são brincalhões e inteligentes mas, ao mesmo tempo, interativos. O Bobtail Americano tem o instinto de caça muito apurado, capturando insetos voadores no ar. Uma delicia! Dedicam-se à família humana com grande devoção. Vivem em média entre 13 a 15 anos de idade e, em termos de limpeza, os cuidados a ter são moderados.
Curioso por natureza
O Bobtail Japonês é curioso por natureza, razão pela qual quer saber tudo o que se passa na casa onde mora. Estes felinos possuem muitas qualidades: inteligentes, energéticos, amorosos e amigáveis. Características que permitem dizer que estes gatos estão vocacionados para uma vida doméstica embora o Bobtail Japonês aprecie e muito a companhia do seu dono. Estes gatos gostam de comunicar com os donos e aprendem novos truques com muita facilidade.
Gostam de companhia
Os Bombays são excelentes companheiros mas não gostam nada de ficar sozinhos, aliás ficam infelizes quando não possuem companhia. Por isso, recomenda-se a adoção de outro gato para que possa fazer companhia na ausência do dono. Falamos de uma raça ativa e interessada no meio ambiente envolvente. Estes gatos são amorosos, com um temperamento descontraído e inteligentes. Oriundos dos Estados Unidos da América, os bombays podem viver entre 12 a 16 anos de idade e não necessitam de muita limpeza.
Felizes aos pares
Por serem brincalhões, os gatos de raça burmês são mais felizes aos pares, pois estes felinos não gostam de estar sozinhos. Se é um dono que se ausenta de casa por longas horas, aconselha-se que tenha outro gato. Apesar desta caraterística, o burmês é muito afetuoso e cria com facilidade laços com os donos, pois são animais muito dependentes.O burmês é um gato muito confiante e possuiu grande agilidade, e a prova disso é saltarem com facilidade para agarrar qualquer bicho voador ou mesmo um objeto atirado pelo dono.
Leais e dedicados
Os Burmilla gostam de fazer companhia aos seus donos. São leais e dedicados e gostam/precisam de sentir que fazem parte da família. Estes felinos são afetuosos mas não dão muita confiança a estranhos. Os Burmilla cuja origem é Reino Unido possuem um caráter inteligente e curioso. Estes gatos requerem muita atenção, muitas vezes pedem mimo. Com uma pelagem curta, podem viver em média entre 12 a 14 anos de idade e, em termos de limpeza, os cuidados são moderados.
Muito ronronante
O Chartreux é um gato com um carácter muito equilibrado, silencioso e discreto. É um felino muito ronronante, sendo que raras vezes se ouve miar. Os gatos desta raça não precisam de atenção, mas gostam de estar junto do seu dono, bem como segui-lo por toda a casa. Bastante calmo e extremamente tolerante, é muito dedicado à sua família, demonstrando um enorme carinho e simpatia. É também sociável, simpático e adapta-se rapidamente às mudanças. Este gato francês tem uma pelagem média, de cor cinza-azulada e pode viver entre 12 a 15 anos de vida.
Gostam de colo
O Cornish Rex é um gato amoroso e sociável, conhecido por ser brincalhão mesmo na velhice. Apesar da sua aparência, o Cornish Rex é uma raça muito resistente, sendo são animais que gostam de participar na vida familiar. É um gato de colo e, por norma gostam de todos os colos. Tem um bom relacionamento com outros animais e são o animal de estimação ideal para as crianças. Adoram correr e trepar, gostam de aproveitar o ar livre, seja na varanda ou no jardim.
Brincalhões
Os Curls Americanos podem ser carinhosos, descontraídos e amorosos e possuem uma excelente capacidade de adaptação a outros animais e/ou crianças que possam existir na casa.
São muito inteligentes, brincalhões e tem um comportamento equilibrado. Importa dizer que estes gatos não são "muito faladores" mas gostam de ser mimados pelos donos. Esta raça não gosta de ser mantida à parte da vida doméstica. O seu temperamento igual ao dos gatinhos acompanha-o ao longo da vida adulta.
Gostam de dar afeto
O Cymric é um gato muito habilidoso a saltar tudo graças a sua constituição física e às fortes patas traseiras. Para além de ser um gato muito calmo, falamos de um animal com uma elevada inteligência, na verdade são gatos que criam laços muito fortes com as suas famílias. Podemos dizer que se relacionam bem como outros animais e crianças mas o primeiro contato tem de ser feito com cuidado. Porque são gatos que gostam de dar afeto não apreciam ficar sozinhos durante longos períodos de tempo.
"Um bom garfo"
Os Devon Rex são muito felizes quando o dono está por perto. Este gato é inteligente e amoroso, conseguindo com muita facilidade aprender alguns truques como ir buscar um objeto. Na verdade, gosta de participar em jogos. Falamos de gatos ativos e com excelentes capacidades de adaptação a uma casa ativa. Este gato é um “bom garfo” por isso é preciso limitar a comida para que não fique com excesso de peso. São ótimos com crianças e dão-se bem com outros animais de estimação da família.
Gato amoroso
Leal, inteligente e único assim podemos descrever o Don Sphynx, também conhecido por Donskoy. È um gato intigrante pelo seu tipo de pele mas é um animal muito amigável e amoroso com os seus donos. Não tem pelo mas precisa de uma limpeza moderada. O Don Sphynx tem uma personalidade equilibrada e está mais vocacionado para a vida doméstica.
Melhores reflexos
Há quem afirme que o Egyptian Mau é um gato que tem os melhores reflexos comparativamente com outros felinos. São por natureza brincalhões, ativos e inteligentes, falamos de gatos sociáveis que gostam de interagir com os seus donos. O Egyptian Mau é um gato que pode assustar-se com facilidade por isso é preciso ter algum cuidado. Como dissemos são brincalhões por isso há que comprar brinquedos e ter momentos divertidos entre donos e gato.
Doces e carinhosos
Sossegado, sociável e afetuoso, estas são algumas características do Persa que possuiu uma natureza doce e carinhosa. O Persa gosta de ser escovado e acariciado por crianças, pois falamos de um felino que é de fácil convívio, mas não é um gato que goste de brincadeiras ruidosas. Os Persas são animais de hábitos e preferem ambientes calmos. Oriundos do Irão, estes gatos precisam de muita limpeza e vivem em média entre 12 a 17 anos de vida.
Paciente com as crianças
O Selkirk Rex é um felino muito paciente com as crianças e até mesmo com outros animais, razão pela qual é um animal vocacionado para a vida doméstica. Oriundo dos Estados Unidos da América, este felinos são muito sossegados, tolerantes, vivos, equilibrados e inteligentes. A juntar a tudo isto falamos de gatos que possuem uma natureza brincalhona. Com uma pelagem média, o Selkirk Rex é um gato que pode viver em média entre 10 a 15 anos.