Saiba como viajar com segurança e conforto
Para viajar com o nosso animal de estimação, devemos antes de mais obter todas as informações sobre o transporte por forma a garantir que o nosso patudo viaja com todo o conforto e segurança!
Deve começar por contatar com a companhia área para conhecer as regras definidas pela empresa. Os animais de estimação podem ser transportados na cabine ou no porão mas a decisão está dependente das características de cada animal. Por exemplo, a companhia portuguesa TAP aceita o transporte de animais na cabine ou no porão dependendo da disponibilidade de espaço, do tipo de animal/peso total do animal e contentor, tipo de equipamento planeado que irá operar, da cabina reservada pelo passageiro e das restrições de aceitação à entrada no país de destino.
Preparar a viagem
Aquando da escolha do destino, confirme que pode viajar com o seu animal de estimação para esse país e quais as condições/regras do destino. Quando se viaja para países fora da União Europeia, deve-se , antes de viajar e com a maior brevidade possível (até no máximo 48 horas antes da partida do seu voo), contactar a Direção Geral de Veterinária, por email ou por telefone, para que a documentação possa ser verificada atempadamente pelo controlo veterinário. Caso o nosso animal de estimação não cumpra as regras sanitárias estabelecidas, a sua entrada no país pode ser recusada. Esta obrigatoriedade aplica-se sempre que viaja com o seu animal à partida de países fora da União Europeia (excluindo-se Andorra, Suíça, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Croácia, Islândia, Listenstaine, Mónaco, Noruega, São Marinho e Estado da Cidade do Vaticano).
Os documentos necessários
Quando viaja com animais, o passageiro precisa de apresentar os documentos do animal (certificados sanitários, passaportes e outros documentos que o representem). depois no aeroporto será verificado pelo pessoal de check-in se estão reunidas todas as condições para o transporte do seu animal de companhia no porão, sendo solicitado que assine um termo de responsabilidade. Compete ao dono/passageiro assegurar a comida e água necessárias para a viagem. Aconselha-se que efetue a reserva de transporte de animal com pelo menos 24 horas de antecedência junto da companhia de avião. A solicitação deste serviço deve ser feita no momento da reserva da sua viagem ou antes do seu voo, caso contrário, as companhias aéreas poderão não garantir a sua prestação.