Estudo revela benefícios de ter um animal de estimação

Ter um animal de estimação pode trazer grandes benefícios para a nossa saúde para além de ser uma boa companhia. Falamos desde benefícios físicos a psicológicos e emocionais.

Um estudo feito em 2019 revela que quem vive sozinho com um animal de estimação tem um menor risco, cerca de 33%, de morte em comparação com outros sobreviventes. Este estudo fala ainda de uma diminuição de 24% no risco de morte prematura por qualquer causa.

Os efeitos podem ser variados e muitos mas, de acordo com este estudo, há uma diminuição do risco de morte prematura, redução de desenvolvimento de diabetes tipo 2, perda de peso, apoio emocional e a redução de stress, entre outros. São dados apresentados pela ciência que mostram que ter um animal de estimação permite, por exemplo, ter um sistema imunitário mais forte. A explicação é simples: a presença de micróbios é maior e, em contacto com os humanos, ajuda-os a melhorar os níveis de imunidade e torna-os mais resistentes a constipações, asma ou até mesmo alergias.

A American Heart Association fala ainda da redução de desenvolvimento de diabetes tipo 2 como um dos grandes benefícios de ter um cão. A mesma associação menciona que as pessoas que passeiam diariamente os seus cães correm um terço do risco de ter diabetes do que aqueles que não têm. Importa dizer que esta rotina de ir passear o cão todos os dias é um hábito saudável que ajuda na perda de peso.

Mas a lista não se fica por aqui. Importa também falar das questões emocionais. Neste ponto, o psicólogo Harold Herzog em entrevista à CNN explicou que ter um cão é ter menos solidão na vida, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão e níveis de stress, aumento da autoestima e melhorias no sono. Há ainda outro aspeto relevante relacionado com a pressão arterial que tem tendência a estabilizar quando mimamos os animais de estimação. Um ato tão simples como dar carinho ao animal produz uma substância química conhecida por “hormona do carinho”.

É verdade que ter um animal de estimação exige responsabilidade, organização, tempo, amor e dedicação e muita paciência sobretudo nos primeiros dois anos de vida. Mas ter um animal de estimação é ter um amor sem limites.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Subscreva e acompanhe as nossas redes sociais:)