Vulcão de La Palma: animais recebem ajuda!
Os animais evacuados das áreas afetadas pelo vulcão em La Palma estão a receber ajuda das várias organizações presentes na ilha.

Imagem de um Guarda Civil a ajudar um cão na ilha de La Palma.
A catástrofe vulcânica em La Palma, tem devastado a Ilha das Canárias. Nas últimas semanas, a lava do vulcão destruiu vastas áreas na ilha, por isso um grande número de pessoas e animais tiveram de ser evacuados.
A gravidade da situação obrigou a uma reação do setor veterinário, através do presidente da Organização do Colégio Veterinário (OCV), Luis Alberto Calvo, que durante a reunião das academias veterinárias em León, dirigiu algumas palavras de afeto às vítimas e da Associação Veterinária de Santa Cruz de Tenerife, que também demonstrou a sua “total solidariedade” e assegurou que está a colaborar para garantir a saúde dos animais nestes tempos vulneráveis.
O Colégio salientou ainda a “mudança substancial na perceção social dos animais” que se verificou após a erupção do vulcão, pois “desde o primeiro momento, famílias completas partiram, ou seja, com os seus animais de estimação” e mesmo todos aqueles animais que não puderam ser evacuados no início, foram resgatados em segurança pelos serviços de emergência e pela Guarda Civil.
Estes animais, que estão a ser gradualmente evacuados das áreas afetadas, estão a ser acolhidos por organizações como a Benawara Animal and Plant Protection Society of La Palma.
A MAIORIA DOS ANIMAIS RESGATADOS ESTÃO IDENTIFICADOS
“A maioria dos animais resgatados têm o chip colocado e são entregues às suas famílias posteriormente”, disse Méndez, responsável da Organização. No entanto, critica o facto de alguns locais criados para os evacuados, não permitir a entrada de animais de estimação.
Por outro lado, destaca a ajuda e solidariedade que está a ser demonstrada, onde os próprios vizinhos ofereceram as suas casas aos evacuados e aos seus animais de estimação. “Há muita solidariedade com os animais em La Palma”.
Para além da ajuda prestada pelos vizinhos, Méndez, Méndes sublinha que as ajudas têm vindo de todo o tipo de associações e empresas, “houve uma empresa de lavandaria que se ofereceu para lavar os cobertores dos cães que acolhemos”.
Entre as organizações que demonstraram o seu apoio à situação na ilha, está a empresa de saúde animal Virbac, que enviou para o local produtos veterinários para os animais afetados. “A equipa da Virbac quer mostrar a sua solidariedade e apoio aos cidadãos e animais da ilha de La Palma, numa situação tão dramática e devastadora”, disse a empresa.
Para além da Virbac, também as farmácias se ofereceram para ajudar, disposilibizando medicamentos para os animais afetados, que permitiu criar um espaço de atendimento para os animais de estimação.
“Estamos maravilhados com a ajuda que tem existido para com os animais de La Palma”, diz Méndez, que está satisfeito com a reação da sociedade como um todo, para ajudar os animais afetados pela catástrofe vulcânica.