Pelicanos: A cidade onde são os Reis!
Numa cidade costeira do México há quem seja predominante, ou melhor, seja o rei de tudo! Falamos dos Pelicanos brancos, segundo os locais, estes já são considerados uma atração turística.
É no estado de Michoacán, mais propriamente em Petaltán, que os Pelicanos predominam a sua espécie. Segundo a comunidade local, a espécie faz parte de um padrão de migração que habitualmente se dá na época entre outubro e abril. Com a chegada destes seres, a comunidade local recebe os pelicanos brancos, sendo estes considerados já uma atração turística para as cidades ao seu redor. Inclusive já são feitos atividades turísticas como, ocupação da restauração e passeios de barco, para presenciarem este fenómeno mais perto. São alimentados por peixe recolhido por pescadores de Petaltán, autênticos guardiões e cuidadores da grande atração.
Os pelicanos, podem vir a medir 1,75 metros de comprimento e até 3 metros de largura com as asas estendidas, sendo caracterizados pela cor amarela do bico, pela plumagem brancae podem atingir os 20kg . O pelicano-branco é uma espécie do gênero Pelecanus, presente em vários países do Leste Europeu, Ásia e África e a sua principal característica é o formato do bico e do saco gular abaixo dasua mandíbula.
É possível fazer uma distinção do macho e da fêmea através de algumas observações, pois os pelicanos do sexo masculino são maiores do que as fêmeas, possuem a região da face, incluindo os olhos, desprovida de penas, ficando com uma cor mais rosada. Além disso, é possível diferenciar entre exemplares adultos e jovens. Sendo que os pelicanos mais jovens t^ªem a Os segundos têm a parte dorsal num tom mais acastanhado e as partes ventrais em branco sujo. Enquanto que, os pelicanos mais adultos possuem um tom mais rosado nas suas patas.